Curiosidades

Como formatar os parágrafos, as citações e as notas de rodapé de forma automática?

Muitas vezes, quando eu pego um texto para revisar, os parágrafos, as citações e as notas de rodapé não estão de acordo com o que pede a ABNT. Você sabia que existe um jeito de arrumar todas essas coisas de forma automática? É o que vou explicar agora.

Observe a imagem abaixo:

 

 

Vou chamar essa parte destacada no retângulo de Caixa de Estilos. Observe agora que há uma setinha de rolamento para baixo:

 

 

Quando você clicar aí, vão aparecer as seguintes opções:

 

 

As opções que você vai precisar para formatar seu trabalho segundo as normas da ABNT são citação e parágrafo. Caso você queira fazer um sumário automático, precisará também do Título 1, Título 2, Título 3 etc., mas isso é outra história. Por enquanto, vamos nos concentrar na citação e no parágrafo.

Para evitar ter que apertar naquela setinha de rolamento toda hora a fim de achar a citação e o parágrafo, você pode trazê-la para a página principal. Isso pode ser feito clicando nos estilos que você não vai usar e removendo-os da galeria.

Clicando na opção Sem Espaço e marque remover da galeria:

 

 

Em seguida, faça isso com as outras opções de estilo até que citação e parágrafo venham para a frente. A sua página inicial deve estar assim:

 

 

Feito isso, você vai clicar em Parágrafo. Deve aparecer a tela abaixo. Vá na opção Modificar.

 

 

Clicando em Modificar, aparecerá essa outra tela:

 

 

Ali onde está escrito Formatação, você vai escolher o tipo de fonte que você quer, o tamanho da fonte, se vai haver destaque de negrito, itálico ou sublinhado e a cor do texto. Embaixo vai escolher se o texto deve ficar alinhado à esquerda, à direita, ao centro ou justificado. Eu vou escolher Times New Roman, fonte 12, sem destaque, cor preta e justificado, porque é como pede a ABNT. Em seguida, clique em Formatar, no canto inferior esquerdo:

 

 

Quando você clicar em Formatar, vai aparecer a tela abaixo. Você vai clicar em Parágrafo.

 

 

Clicando nela, vai aparecer a seguinte tela:

 

 

Os números aí estão todos desarrumados. Em recuo à esquerda e à direita, deixe tudo 0. Em espaçamento antes e depois, deixe 0 também. Em espaçamento entre linhas, escolha 1,5. E em especial, escolha Primeira linha e 1,5. Você verá que ao fazer isso, o texto que aparece em Visualização vai se modificando de acordo com as mudanças. A sua tela deve ficar assim:

 

 

Em seguida, vá apertando OK até sair das duas telas que apareceram na sequência. Feito isso, você vai selecionar os parágrafos do texto que você quer formatar. Eu vou selecionar o primeiro parágrafo do meu artigo sobre o filme Batman. Observe que eu havia escolhido a fonte Bell MT, tamanho 14. Veja também que não há recuo para a primeira linha do parágrafo. A primeira linha está sem recuo, assim como as demais.

 

 

Selecionado o(s) parágrafo que você quer formatar, clique em Parágrafo na Caixa de Estilos:

 

 

Você vai ver que o parágrafo mudou, ficando com as especificações que você escolheu. Veja como ficou o meu parágrafo com as mudanças feitas:

 

 

Simples depois que se aprende, não?

Para arrumar as citações, os procedimentos são parecidos. O que muda são as especificações. Vá na caixa de estilo e clique em Citação. Depois escolha Modificar. Depois escolha a fonte, o tamanho da fonte, a cor do texto e o tipo de alinhamento que você quer. Em seguida, clique em Formatar. É aqui que vai estar a diferença em relação ao parágrafo. Onde aparece recuo, você escolher 4 cm à esquerda. Em Especial, vai manter a opção Nenhum. E em espaçamento, vai escolher Simples. Afinal, é isso o que a ABNT pede. Seu quadro deve ficar assim:

 

 

Feito isso, selecione as citações do texto e clique em Citação na Caixa de Estilos.

Para arrumar as notas de rodapé, o procedimento já é um pouco diferente. Observe que na Caixa de Estilo existe uma setinha na diagonal.

 

 

Ao clicar nela vai aparecer uma Caixa de Estilo na vertical. Você vai clicar onde está marcado com o retângulo preto.

 

 

Clicando aí, vai aparecer esta outra imagem. Certifique-se primeiro de que esteja marcada a opção Texto de nota de rodapé (Ocultar até que seja usado). Em seguida, vá na opção Modificar.

 

 

Clicando em Modificar, aparece uma imagem que já é nossa velha conhecida.

 

 

Bem, aí você já sabe como faz. Escolha a fonte, o tamanho da fonte, a cor do texto etc. Eu já deixei com as especificações que a ABNT pede: ou seja, fonte Times New Roman, tamanho 10, sem destaque, cor preta.

Em seguida, escolha Formatar e Parágrafo. O importante é deixar o recuo à esquerda e à direita em 0, bem como o espaçamento antes e depois. O espaçamento entre linhas deixe no Simples, e em Especial escolha Deslocamento e 0,3. O seu quadro deve ficar assim:

 

 

Por fim, selecione as notas de rodapé do texto e clique na opção Rodapé na Caixa de Estilo na vertical.

 

 

Funcionou?

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of